CONDE FAVELA AUDACIOSO COMO TAL

Fotos: Debora Oliveira
Abcguetojazz Conde Favela (6) foi formado em 2009 para resgatar temas de jazz e sambajazz. Inspirado por movimentos inovadores do gênero: freejazz, bebop, postbop e hardbop. Esse espírito de criação exerceu grande influência e passamos a desenvolver nossas próprias ideias, arranjos, temas e composições.
Com integrantes do ABC Paulista, periferia de São Paulo, de diferentes formações e orientações musicais – do samba à música clássica, do som áspero ao espiritual – todos conectados por uma forte vertente de exploração sonora, o grupo entende, pensa e pratica o jazz como manifestação popular autêntica em processo contínuo de desenvolvimento.
O primeiro disco foi lançado em 2022 em vinil, com 300 cópias em edição especial limitada em parceria com os selos Made in Quebradas Disco e Pindorama Discos. O álbum de estréia: “Temas para tempos de guerra” (2020), o trabalho ilustra o momento de tensão global e avanço reacionário, arte com posição, beleza e esperança, são cinco faixas gravadas no estúdio “ao vivo”. Suas performances são marcadas pela força, sutileza e intensidade, improvisação e contribuição de cada integrante.
Com dois álbuns lançados “Temas para tempos de guerra” e o novo “Abcguetojazz” (2024), somam uma trajetória de 15 anos de trabalho, com repertório autoral, com disco novo que é uma referência ao ABC Paulista, região industrial e periférica de São Paulo, ligado às lutas históricas, território em constante transformação. Jazz com CEP problemático, em estado pulsante de improvisação, estudo, inteligência e criatividade. São seis músicas inéditas que traçam um perfil e uma forma de criação individual e coletiva. “Abcguetojazz” reúne em torno de uma produção local num espírito inconformado, sem herança, na trilha do próprio caminho, com raiva e beleza em cada nota!
Onde tocou Sesc Pompeia (2024), Livraria Africanidades (2024), Sesc Santo Amaro (2024), Sesc Santo André (2023), Sesc Campo Limpo (2023), Manacá Queijaria (2023 – Ribeirão Pires), Santos Jazz Festival (2022), Festival de Inverno de Paranapiacaba (2023), Lote São Paulo (2023), Fuego Jazz (2023), Festival Música Passos (2023 – Minas Gerais), Sesc Belenzinho (2022), Festival Novas Frequências (2021 – Rio de Janeiro), Sesc Jazz (2021), Canto Negro Espaço Cultural (2022), Festival Gastronômico Pinheiros (2022), Casa Natura/Feira Preta (2020), Festival Novo Motores (2021), Favela Jazz/Jazz na Kombi (2021), Jazz na Kombi (La Vie en Rose – 2020), Red Light Duplex (Santo André), 74 Club (Santo André), entre outros.

Capa do álbum “Abcguetojazz”.

Capa do primeiro disco “Temas para tempos de guerra”. Design de Edson Ikê. Inspirada na mitologia egípcia Deus Khepri, representando por um besouro, com símbolo de renascimento e morte e nas fusões de imagens do fotógrafo inglês Nick Knight. Ikê deu continuidade aos cartazes que fez para o Circuito de Improvisação Livre em 2010. Gravado em setembro de 2019 no Estúdio C4. Gravado no estúdio ao vivo com equipamentos da década de 50/60, mixado e masterizado por Luis Lopes (Estúdio C4).

INTEGRANTES
Alex Dias – Baixo acústico
Luiz Eduardo Galvão – Guitarra
Harleyburu – Sax tenor
Edson Ikê – Trompete
Mabu Reis – Trombone
Rafael Cab – Bateria
