Bio

“AUDACIOSO COMO TAL”

Fotos: Debora Oliveira

CONDE FAVELA SEXTETO foi formado em 2009 para resgatar temas de jazz e sambajazz, inspirado por movimentos inovadores do gênero: free jazz, bebop, postbop e hardbop. Esse espírito de criação exerceu grande influência e passamos a desenvolver nossas próprias ideias, arranjos e composições.

Com integrantes do ABC Paulista (Alex Dias, Edson Ikê, Harleyburu, Luiz Eduardo Galvão, Mabu Reis e Rafael Cab), periferia de São Paulo, de diferentes formações e orientações musicais – do samba à música clássica, do som áspero ao espiritual – os músicos são conectados por uma forte vertente de exploração sonora; o grupo entende, pensa e pratica o jazz como manifestação popular autêntica em processo contínuo de desenvolvimento.

O primeiro disco foi lançado em 2020 nas plataformas digitais e no ano de 2022 em vinil. Com 300 cópias já esgotadas, numa edição especial limitada em parceria com os selos Made in Quebradas Discos e Pindorama Discos, “Temas para tempos de guerra” é um trabalho que ilustra o momento de tensão global e avanço reacionário. Arte com posição, beleza e esperança. São cinco faixas gravadas em estúdio “ao vivo”.

Capa do primeiro disco “Temas para tempos de guerra”, inspirada na mitologia egípcia do Deus Khepri, representando por um besouro como símbolo de renascimento e morte e nas fusões de imagens do fotógrafo inglês Nick Knight. Design de Edson Ikê. Gravado, mixado e masterizado por Luis Lopes em 2019 no Estúdio C4.

Mabu Reis, 2025.

O grupo, que soma uma trajetória de 16 anos de trabalho com repertório autoral, lançou seu segundo álbum, “Abcguetojazz”, em 2024. O nome do disco é uma referência ao ABC Paulista, região industrial e periférica de São Paulo ligada à lutas históricas, sendo um território em constante transformação. Em um estado pulsante de improvisação, estudo, inteligência e criatividade, o disco traz seis músicas inéditas que traçam um perfil e uma forma de criação individual e coletiva.

“Abcguetojazz” reúne em torno de uma produção local, um espírito inconformado, sem herança, na trilha do próprio caminho, com raiva e beleza em cada nota! Captação e mixagem por Magí Batalla, no Estúdio U e masterização vinil por Fernando Sobreira.

Na busca de transcender o território, cultivar sonhos e em cada apresentação, do lava-rápido Manacá em Mauá ao Sesc Jazz, dos ensaios no espaço cultural Dona Leonor no Parque das Américas em Mauá aos estúdios de gravação. Arte forjada na prática, na escuta com inteligência e ideias compartilhadas, do “gueto”, do fundão, da periferia do “abcjazz” para o mundo!

Com capa toda em tipografia, “Abcguetojazz” foi inspirada nas clássicas capas do gênero, tipos de madeira em jogo com grafias “gueto”, “guetto” e “ghetto” em composição em preto, branco e vermelho, como um faroeste distópico ala madmax, uma referência a cultura de customização de motos característica da cidade de Mauá. Encarte em gatefold, acompanha um pôster com dragão ilustrado em forma de tipografia, com design de Edson Ikê.

EDIÇÃO ESPECIAL COMPACTO: CONDE FAVELA + DJ B8

AUDACIOSO é o nome do primeiro compacto (EP) com duas músicas inéditas e exclusivas que destilam criatividade e personalidade. A primeira é uma versão em jazzrap de “Nublado”, com timbres cuidadosamente selecionados, novo arranjo, texturas, scratches e remixada pelo DJ B8. O projeto consolida a parceria entre os selos Made in Quebrada Discos, Pindorama Discos e Lado 2 Discos.

A segunda faixa é “Esù/Zé Trocado, Zé”, uma suíte gravada ao vivo em duas partes, mixada e masterizada no estúdio Giraffa Neon de Alex Dias. Tema composto por Luiz Eduardo Galvão e desenvolvido coletivamente, a introdução é sample do trecho de um diálogo, ideia composta inicialmente por HarleyBuru, e re-criada por Alex Dias e Rafael Cab, em ritmo frenético e inusitado. A segunda parte da suíte é composta por Luiz Eduardo Galvão e trabalhado coletivamente num jogo de improvisação e um incendiário solo de sax tenor.

B8 é produtor, DJ e beatmaker com 24 anos de carreira que atua há 20 como DJ do Projetonave, dividindo palcos com diversos artistas; de Edi Rock a Gaby Amarantos a Emicida e Dexter. Com o Projetonave foi residente do programa Manos e Minas na TV Cultura por 8 anos. A destacada produção e inventividade de B8 somados à trajetória de Conde Favela Sexteto resultam numa criação original que dialoga com a cultura urbana e celebra uma ponte entre gerações.

O interesse e o respeito com o movimento hip hop vem de longa data, seja pela cultura da pesquisa e busca pelo conhecimento, o garimpo de sons, do mergulho ao universo infinito da música, como uma ponte permanente do passado e o futuro, uma colaboração feita com impetuosidade, audácia e alegria.

A capa do compacto foi toda idealizada em ilustração para o formato gatefold, que tem continuidade para a contracapa. Com texto interno emocionante do produtor cultural e trompetista Romulo Alexis (Radio Diáspora). A ilustração da capa é do Conde Favela, personagem que nos primórdios do grupo era utilizado cartazes e flyers de apresentações do sexteto, com ilustração e design de Edson Ikê, trompetista da banda. As cores em vermelho, preto, branco e composição minimalista fazem referências às capas da gravadora brasileira Elenco (1963-1966) e ao trabalho do artista gráfico austríaco Julius Klinger (1876-1942).

CONDE FAVELA SEXTETO É:

Alex Dias – Baixo Acústico
Edson Ikê – Trompete e Flugelhorn
Harleyburu – Sax Tenor e Flauta
Luiz Eduardo Galvão – Guitarra
Mabu Reis – Trombone
Rafael Cab – Bateria

Conde Favela Sexteto